O Grupo Rio da Prata, no qual fazem parte o Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa, passeios de ecoturismo em Jardim e Bonito (MS), realizou em março cursos sobre segurança. Foram eles: Curso de Noções de Primeiro Socorros, Salvamento Aquático e Incêndio Florestal.
A capacitação no Recanto Ecológico Rio da Prata aconteceu nos dias 06 a 09 de março. Já na Estância Mimosa foi realizado nos dias 09, 10, 11 e 13 de março.
A capacitação, realizada anualmente, é uma das exigências dos Sistemas de Gestão de Segurança* e foi ministrada por Ênio Conturbia, da Attack Treinamentos, empresa de consultoria e treinamentos em emergência. Participaram os colaboradores dos atrativos e também de guias de turismo da região.
Foram realizadas aulas teóricas e práticas, além de provas de salvamento aquático e simulados de acidentes durante o percurso em terra e na água.
Dilian Bonessoni dos Santos, colaborador da Estância Mimosa, ressaltou sobre a importância da realização da capacitação. “Os passeios são realizados em ambientes naturais e, naturalmente, pode existir riscos, por isso a importância que os envolvidos na atividade sejam capacitados e saibam como agir caso ocorra alguma situação”.
“Treinar a equipe para agir em situações de emergência é primordial para nossa operação turística. Ter uma pessoa técnica e carismática como Ênio ministrando curso faz equipe absorver ao máximo todas as informações repassadas“, disse Teódison Gonçalves, gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata.
Veja alguns momentos da capacitação realizada na Estância Mimosa:
- Segurança Certificada
Em agosto de 2022, os atrativos do Grupo Rio da Prata passaram pela auditoria de manutenção dos seus Sistemas de Gestão de Segurança, auditoria realizada anualmente, com a participação de Paulo Sérgio Coelho de Andrade, auditor da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
A auditoria dispõe-se a verificar se o Sistema de Gestão de Segurança Implantado obedece a Norma NBR ISO 21101 – Sistema de Gestão da Segurança, que estabelece os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de turismo de aventura.
Os atrativos continuam certificados conforme a Norma ABNT 21101:2014, sendo parte de um grupo seletos de empresas no Brasil que tem a certificação desde 2010 ininterruptamente.