Dona Élida, proprietária da chácara Boa Vida no Assentamento Santa Lúcia, visitou a Estância Mimosa, passeio de cachoeira localizado em Bonito (MS), na última semana.
Conhecida como guardiã das sementes ancestrais e com vasta experiência, ajudou a implementar novas sementes na área de agrofloresta da fazenda.
Foram dois dias de vivência e prática, além de assuntos teóricos compartilhados por dona Élida.
No primeiro dia foram plantados abóbora canhão, leguminosas como crotalária, feijão de porco, feijão andu, entre outros.
Já no segundo dia, foram plantados 138 mudas de tomate cereja. “Tudo feito de maneira correta, com palhas no pé, bastante cobertura de solo e entre o meio deles plantamos também nabo forrageiro, girassol, feijão de porco, crotalária e pé de manjericão”, disse dona Élida.
Para completar o dia, foram feitos o planto de 33 mudas de taioba e 62 mudas de inhame.
“Foram dois dias de muito prazer, de muito orgulho, de ser uma agrofloresteira e é um prazer estar aqui na Estância Mimosa, com uma equipe maravilhosa. Só tenho a agradecer cada um de vocês e especial, ao nosso querido Val. É um prazer estar aqui sempre”, concluiu.
Veja o relato:
O que é Agrofloresta
A Agrofloresta é um sistema agroecológico que combina árvores e culturas agrícolas, oferecendo diversos benefícios, como a restauração do solo, a proteção da biodiversidade, o aumento da segurança alimentar e a melhoria dos rendimentos dos agricultores.
Esta prática permite que os sistemas de produção agrícola tradicionais sejam aperfeiçoados, gerando resultados positivos para o meio ambiente e para a produção agrícola.