A empresa Atack Treinamentos, em parceria com a Estância Mimosa (Bonito/MS), realizou na última semana o curso “Primeiros Socorros e Noções de Salvamento Aquático em Áreas Remotas”, ministrado pelo instrutor Enio Mendes Conturbia.
O curso teve como objetivo capacitar os alunos, entre eles guias de turismo e monitores, treinando-os no atendimento de Primeiros Socorros em meio a áreas remotas naturais, seguindo as diretrizes da Portaria 2048 do Ministério da Saúde e as orientações da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR).
Além disso, os participantes receberam instruções essenciais sobre Noções de Salvamento Aquático, conforme preconizado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA).
Para o instrutor Enio, “essa parceria entre instrutor, guias e atrativos turísticos não apenas visa capacitar os profissionais que lidam diretamente com os turistas da região em primeiros socorros e salvamento aquático, mas também busca desenvolver habilidades essenciais, como liderança, controle emocional e capacidade de adaptação e criatividade, por meio de treinamentos e simulados em ambientes naturais, onde as emergências podem acontecer de fato.”
Letícia Ibarras, condutora do parque e guia em formação, foi uma das participantes do curso. Sobre a experiência, disse: “O Curso foi uma experiência incrível para quem trabalha nessa área. A busca constante por conhecimento e atualizações é fundamental para garantir a segurança dos turistas que vêm apreciar a natureza. O instrutor, Enio, foi excepcional, compartilhando conhecimentos inovadores, e a Estância Mimosa proporcionou um ambiente acolhedor e bem organizado. Sinto-me totalmente preparada para garantir a segurança dos nossos turistas e sou profundamente grata pela oportunidade. Essa experiência é algo que levarei para toda a minha vida, uma chance valiosa oferecida pela Estância Mimosa, que abriu suas portas para o treinamento em um ambiente apropriado. Estou repleta de gratidão pela oportunidade e pelo apoio contínuo que recebemos”.
Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade da Estância Mimosa, ressaltou também o compromisso do atrativo em relação à segurança. “A Estância Mimosa é o único atrativo do seu segmento que tem um SGS – Sistema de Gestão de Segurança certificado há 13 anos por auditoria externa. Isso mostra que o nosso compromisso com a segurança, sustentabilidade e desenvolvimento regional realmente são sólidos. Assim, apoiamos ações locais que estejam alinhadas a este propósito”.
Momentos da capacitação:
Para o Grupo Rio da Prata, do qual a Estância Mimosa faz parte, ter guias de turismo capacitados nesse tipo de treinamento proporciona maior segurança e a certeza de que esses profissionais conhecem os riscos do ambiente natural e tomarão as medidas necessárias para garantir um atendimento de excelência em caso de emergência.