A Estância Mimosa, passeio de ecoturismo localizado em Bonito, recebeu o prêmio na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas” por se tornar o primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber a Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative.
A divulgação dos vencedores do Prêmio Nacional de Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas foi realizada no último domingo (17) durante o Salão Nacional de Turismo, em Brasília (DF), evento que conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras, com palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicas e musicais.
No grupo “Iniciativas de Destaque”, voltado para pessoas jurídicas, a seleção, promovida pelo Ministério do Turismo, consagrou as 30 melhores ações de 10 diferentes categorias, escolhidas a partir da análise de uma comissão julgadora composta por representantes públicos e privados do segmento.
“As pessoas que estão hoje recebendo esse Prêmio efetivamente têm grandes serviços prestados ao turismo no Brasil. As pessoas que foram selecionadas para receberem o Prêmio em cada categoria merecem o nosso aplauso de pé, porque são pessoas que, apesar de toda a dificuldade de empreender no turismo, têm conseguido fazer com que o turismo no Brasil permaneça firme e forte, fundando as bases do que nós vamos fazer daqui pra frente, que vai ser colocar esse país onde ele merece estar no patamar turístico global”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”, a Estância Mimosa foi premiada com o 3° lugar por ter alcançado um feito inédito no setor turístico ao tornar-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive da Organização Internacional Green Initiative.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento recebido pelo projeto de Certificação Carbono Positivo da Estância Mimosa. É um marco que destaca os esforços contínuos em favor da sustentabilidade, iniciados desde a inauguração do atrativo em 1999. Ele evidencia de maneira inequívoca que nossa missão fundamental, desde o início, é promover o ecoturismo e contribuir para o progresso da comunidade local”, comemora Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.
Calculando sua pegada de carbono e analisando a captura de carbono em 2022 através de tecnologias como mapas detalhados e imagens de satélite, a Estância Mimosa, com mais de 84% de sua área coberta por florestas nativas e em regeneração, sendo 65% protegidos como Reserva Particular do Patrimônio Natural, não só neutralizou sua pegada de carbono, mas também contribuiu significativamente para a regeneração da natureza e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas por meio do sequestro de carbono.
Essa conquista destaca o compromisso e o trabalho da Estância Mimosa, não somente em prol da sustentabilidade ambiental e da preservação da biodiversidade local, mas também com as metas de ação climática propostas pelas Nações Unidas e pela Declaração de Glasgow para o turismo.
Prêmio Nacional do Turismo
O Prêmio Nacional do Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.
Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios. Entende-se que o reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.
Na edição de 2023, foram premiadas iniciativas de destaque em 10 categorias. Quanto aos profissionais, foram 09 categorias premiadas.