Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro de 2024, aconteceu mais uma edição do Abeta Summit, o principal encontro de turismo de aventura e ecoturismo do Brasil, reunindo profissionais e entusiastas comprometidos com práticas sustentáveis e o fortalecimento do setor.
O Grupo Rio da Prata, representado por seus diretores Eduardo, Simone e Luiza Coelho e pela colaboradora Sara Rodrigues, marcou presença no evento, compartilhando experiências e aprendizados para promover o ecoturismo responsável.
Na sexta-feira, dia 1º de novembro, Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, ministrou uma palestra sobre o tema “Como ser uma empresa Carbono Negativo“. Durante sua apresentação, Luiza abordou estratégias essenciais para reduzir emissões e aumentar a captura de carbono, demonstrando como empresas podem se tornar verdadeiras aliadas no combate às mudanças climáticas.
“O Abeta Summit 2024 foi uma oportunidade incrível para trocar experiências com outros operadores de turismo de natureza e aventura no Brasil. A cada conversa, reforçamos a importância de aprender com diferentes perspectivas e nos inspiramos a continuar trabalhando com um propósito maior: fortalecer o turismo e o ecoturismo no Brasil. Nosso maior patrimônio é a natureza e a biodiversidade, e proteger esses recursos é essencial. A conservação, além de gerar renda, promove uma atividade que traz qualidade de vida e saúde para a população. É gratificante ver o turismo de natureza ganhando mais espaço e sendo cada vez mais valorizado”, revelou Luiza Coelho.
Um dos grandes destaques foi o compromisso do Grupo Rio da Prata com a sustentabilidade, com seus três atrativos – Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa e Lagoa Misteriosa – certificados como Climate Positive, ou seja, com uma pegada de carbono positiva, capturando mais CO₂ do que emitem.
No encerramento do Abeta Summit, Eduardo Coelho fez um agradecimento especial a todos os diretores presentes, destacando a importância da união e do comprometimento em levar benefícios aos associados e fortalecer o turismo sustentável no Brasil.