No dia 5 de dezembro, a Estância Mimosa, localizada em Bonito/MS, recebeu a equipe do Instituto Arara Azul para uma visita técnica. O foco foi a realização de intervenções essenciais no ninho de uma arara azul, que recentemente deu as boas-vindas a um filhote.
Saiba mais: Filhote de Arara Azul nasce em ninho artificial na Estância Mimosa!
A equipe, composta por César Corrêa, técnico em conservação;Lucas Weis, assistente de pesquisa; David Ramos, acadêmico de Biologia; e Grace Ferreira, bióloga, conduziu procedimentos cruciais para o acompanhamento e preservação da espécie.
Isso incluiu a coleta de material biológico para a realização da DNA sexagem, a aplicação de nano-chip e o anilhamento cuidadoso do filhote.
Essa intervenção além de monitorar o desenvolvimento do filhote, contribui também para os esforços de conservação dessa espécie magnífica.
Segundo a equipe, a expectativa é que o filhote de arara azul realize seu primeiro voo em aproximadamente 30 dias.
A Estância Mimosa destaca-se por ser o primeiro passeio de Bonito/MS onde o Instituto Arara Azul documentou o nascimento de araras azuis em ninhos previamente catalogados.
O atrativo sente-se honrado por ser parte desse importante projeto de preservação e agradece à equipe do Instituto Arara Azul por seu comprometimento com a conservação da biodiversidade e a proteção das aves nativas da região.