A Estância Mimosa, passeio de cachoeiras em Bonito/MS, recebeu no dia 29 de setembro a visita de Carlos Cezar Corrêa, técnico de meio ambiente do Projeto Instituto Arara Azul, a bióloga Grace Ferreira da Silva e o colaborador David.
A equipe realizou a instalação de um novo ninho artificial próximo à sede do atrativo e realizou também o monitoramento de ninhos já existentes no local.
Em um deles foi encontrado dois ovos de arara vermelha, e em outro ninho foram encontrados dois filhotes de coruja suindara “Tyto furcata”
De acordo com o Portal Aves de Rapina, a Coruja Suindara “Tyto furcata”, costuma nidificar em forros e sótãos de casas, celeiros, abrigos abandonados e torre de igrejas. Elas não constroem ninhos para postura e incubação, necessitam de uma cavidade inferior ou de uma pequena saliência.
Geralmente costuma botar de quatro a sete ovos e são incubados por, aproximadamente, 32 dias. Com 50 dias de vida, os filhotes já estão aptos para voar.
Essa espécie é ativa ao entardecer e amanhecer e também noturna. Costuma alimentar-se de pequenos roedores e insetos, ingerindo-os por inteiro.
Sobre a parceria:
A Estância Mimosa mantém a parceria com o projeto Arara Azul, desd 2019 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências da fazenda. O objetivo é que os ninhos sejam utilizados como abrigo tanto para as araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), bem como de outras como a arara-vermelha e a arara-canindé, além de auxiliar na reprodução das espécies.