Em junho de 2024, a Estância Mimosa foi palco de um momento histórico para a conservação da fauna brasileira. Pela primeira vez, foi registrada a presença de uma Harpia (Harpia harpyja), também conhecida como Gavião Real, a maior ave de rapina do Brasil. Esse feito é de enorme relevância, uma vez que a Harpia é uma espécie ameaçada de extinção, classificada como Vulnerável na lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature’s Red List).
Foram feitos dois registros dessa magnífica ave em nossa reserva, o que nos enche de orgulho e reforça o compromisso da Estância Mimosa com a preservação da biodiversidade. A presença da Harpia em nossa área é um sinal positivo do trabalho contínuo de conservação realizado em nosso território, que abrange uma rica diversidade de espécies.
No dia 22 de agosto, tivemos a honra de receber a visita da professora Tânia Sanaiotti, uma das maiores especialistas em Harpias no Brasil e representante do Projeto Harpia. Durante sua visita, a professora compartilhou seu conhecimento sobre a espécie e a importância desses registros para o monitoramento e a proteção das Harpias em seu habitat natural. Confira:
Esse evento marca mais um capítulo na história de conservação da Estância Mimosa e nos incentiva a continuar nossa missão de preservar as espécies ameaçadas que encontram refúgio em nossa reserva.
Junto com Tânia estavam também Guilherme (Fundação Neotrópica), Elida Aivi (responsável pela agrofloresta da Estância Mimosa), Guilherme (Gerente Estância Mimosa), Caciano e Seu Orlando.